Festival Planos

28 Set, Sáb 16h30-18h00

Local: Carruagem Auditório

Nascido em 2016, o Planos é um festival de cinema internacional de curtas-metragens que nasceu da vontade de descentralizar o atual panorama cinematográfico, trazendo ao interior do país, todos os anos, uma seleção o mais eclética e atrativa possível, oferecendo desta forma um espaço único  para cineastas e entusiastas poderem apresentar as suas obras, partilharem experiências e poderem criar uma rede de conexões no cenário cinematográfico nacional.

Nesta sessão especialmente pensada para o Festival Vapor, o Planos propõe  uma viagem pelo mundo da ficção, seja ela científica ou não, através de cinco curtas-metragens de distintas nacionalidades que exploram temas variados como o inconsciente dos nossos sonhos, reflexões sobre o uso da tecnologia na vida quotidiana, universos distópicos e realidades alternativas.

  • Brine (de Line Itani) | Líbano, 2017, 13′
           Numa selva de cimento onde a seca impera, as lágrimas são a única forma de remuneração possível. Num esforço para subsistir, a população vive através do consumo de substitutos à água e à comida. A sobrevivência é a sua única preocupação.
  • Erdenleib (Nicholas Dues, Vincent Ercolani e Julius Farwick) | Alemanha, 2018, 8′
           O Erdenleib vive na escuridão dos túneis de uma mina antiga. A única luz de que precisa é a dele mesmo. Um dia uma dessas luzes extingue-se e ele é forçado a sair do seu espaço para o mundo de cima.
  • Néo Kósmo (Adelmo Togliani) | Itália, 2020, 15′
           Futuro próximo. As pessoas já não se comunicam, exceto no interior de uma realidade virtual chamada Néo Kósmo. Este “mundo paralelo” só pode ser acedido através da conexão por capacetes de realidade virtual. Numa família burguesa  composta por pai, mãe e dois filhos adolescentes uma verdadeira dissociação da realidade está a ocorrer. Pais e filhos passam os dias no “Novo Mundo”: trabalham, estudam, encontram-se com outros. Em casa reina um silêncio absoluto. Alésia, a atmosfera android da família, apercebe-se de que este processo de deriva social é irreversível e está decidida a proteger o membro mais novo da família, que ainda não foi iniciado nesta nova dimensão.
  • Ten With a Flag (de Vasco Alexandre) | Reino Unido / Portugal, 2022, 15′
            Numa sociedade onde o governo prevê a capacidade genética intelectual e física de cada recém-nascido, Gemma e Jack recebem as notícias que o seu bebé ainda por nascer é classificado como um perfeito, mas incomum 10.
  • Dreams on Sale (de Vlad Buzaianu) | Roménia, 2016, 9′

          Num mundo onde as pessoas estão a perder a habilidade de sonhar, os sonhos tornaram-se numa nova forma de arte e num produto para a classe rica. Um dos últimos artistas de sonhos está prestes a comparecer na abertura da sua primeira exposição e luta com sentimentos contraditórios enquanto se prepara para ela.