O Festival Vapor pretende ser acessível e inclusivo, permitindo idênticas condições de conforto, segurança e autonomia, por parte de todas as pessoas sem exceção, incluindo quem tenha necessidades específicas a nível motor, sensorial, cognitivo ou aindaque, em virtude do seu percurso de vida, se apresentam transitoriamente condicionadas, tal como grávidas, crianças e seniores.
Ao longo do tempo, a organização – Município do Entroncamento e Museu Nacional Ferroviário – tem vindo a melhorar e pretende melhorar continuamente os espaços e as atividades de modo a que todas as pessoas possam usufruir o melhor possível deste festival, tendo para isso, alguns recursos de acessibilidade.
Na edição de 2025 o Leirena Teatro, em parceria com o grupo de teatro Carruagem 23 e os utentes do CERE – Centro de Ensino e Recuperação do Entroncamento, cocria vários momentos artísticos, cinco cenas deambulantes que se cruzam com o público. Mais do que atores, são cicerones poéticos do festival: conduzem o público com os seus corpos, vozes e ações, convidando-os ao próximo momento artístico do Festival Vapor.
Este ano, o Festival Vapor conta com o apoio da Fundação “la Caixa”, em colaboração com o BPI, possibilitando o reforço do plano de acessibilidades.

1. BILHÉTICA
Entrada gratuita para pessoa com deficiência (mediante apresentação de atestado multiusos com incapacidade superior a 60%) e acompanhante.
2. PESSOAS COM DEFICIÊNCIA ACOMPANHADAS DE CÃES DE ASSISTÊNCIA
Os cães de assistência são bem-vindos ao festival, disponibilizando pontos de abastecimento de água devidamente sinalizados.
3. PESSOAS COM MOBILIDADE CONDICIONADA
3.1 Percurso acessível
Existência de percurso acessível, com rampas e elevador, destinado a pessoas com alguma incapacidade física permanente ou temporária, pessoas com cadeiras de rodas ou carrinhos de bebés.
3.2 Plataforma Elevatória
Existe uma plataforma elevatória no Palco Naves, disponível para uma pessoa em cadeira de rodas, para que possa assistir aos concertos no meio do público, de forma segura, com o seu grupo e à altura da restante plateia.
3.3 Espaço Prioritário
Nos palcos do festival existe um espaço prioritário à frente onde pessoas com mobilidade condicionada, podem fazer-se acompanhar pelo seu grupo.
Existe ainda na lateral dos palcos, bancos/cadeiras para grávidas, seniores ou pessoas com crianças de colo.
3.4 Cadeiras de Rodas
São disponibilizadas cadeiras de rodas que podem ser solicitadas junto da organização.
3.5 Acesso aos stands de venda e serviços
Alguns dos stands de venda e serviços têm altura máxima de 1,20m facilitando o acesso a pessoas que se desloquem em cadeiras de rodas.
3.6 Instalações sanitárias acessíveis e fraldários
Existem instalações sanitárias acessíveis em todos os edifícios, que dispõem também de fraldários para bebés.
4. PESSOAS CEGAS OU COM BAIXA VISÃO
Existência de faixas de aproximação e pregos táteis no pavimento e os cães-guia são bem-vindos ao festival, que dispõe de pontos para abastecimento de água devidamente sinalizados.
5. PESSOAS NEURODIVERGENTES
Abafadores de som disponíveis para utilização durante o evento, com caução no valor de 10€, e atividades com acompanhamento de terapeutas ocupacionais.
6. PESSOAS SURDAS OU COM BAIXA AUDIÇÃO
Os concertos de Bateu Matou, Bia Maria + Coro dos Comuns, Expresso Transatlântico, Mão Morta, Memória de Peixe, Sarah McCoy e Selma Uamusse têm interpretação em Língua Gestual Portuguesa.