Acessibilidade

Acessibilidade

Pretendemos que o Festival Vapor seja acessível e inclusivo, permitindo idênticas condições de conforto, segurança e autonomia, por parte de todos os públicos sem exceção, incluindo pessoas com necessidades específicas a nível motor, sensorial, cognitivo ou ainda aquelas que, em virtude do seu percurso de vida se apresentam transitoriamente condicionadas, tal como grávidas, crianças e séniores.

Ao longo do tempo, pretendemos melhorar continuamente os espaços e as atividades de modo a que todas as pessoas possam usufruir do Festival Vapor.

1. BILHETES

Bilhete gratuito para 1 acompanhante de cada pessoa com deficiência, mediante apresentação de atestado multiusos com incapacidade superior a 60%, à entrada do festival.

2. ESTACIONAMENTO ACESSÍVEL

Parque de estacionamento com 6 lugares prioritários, no estacionamento em frente à entrada do festival, para os veículos com dístico/cartão de estacionamento para pessoas com deficiência condicionadas na sua mobilidade.

3. PESSOAS COM DEFICIÊNCIA ACOMPANHADAS DE CÃES DE ASSISTÊNCIA

Os cães de assistência são especialmente treinados para auxiliar pessoas com deficiência física, sensorial ou outras necessidades, desempenhando tarefas es. Os cães de assistência são bem-vindos ao festival dispondo de pontos para abastecimento de água devidamente sinalizados.  

4. PESSOAS COM MOBILIDADE CONDICIONADA 

4.1 Percurso acessível

O percurso desde a entrada do festival até aos edifícios onde acontecem a maior parte dos concertos e atividades inclui rampas e elevador para facilitar os acessos com cadeiras de rodas e carrinhos de bebé. Contudo, devido às especificidades do espaço existem alguns obstáculos físicos que poderão condicionar o trajeto, nomeadamente, a existência de linhas férreas e alguns objetos salientes. Por este motivo criámos um percurso dedicado a todos os que possuam alguma incapacidade física permanente ou temporária.

4.2 Plataforma Elevatória

Existe uma plataforma elevatória no palco principal, disponível para uma pessoa em cadeira de rodas, para que possa assistir aos concertos no meio do público, de forma segura, com o seu grupo e à altura da restante plateia.

4.3 Espaço Prioritário

Nos palcos do festival existe um espaço prioritário à frente onde pessoas com mobilidade condicionada, podem fazer-se acompanhar do seu grupo.

Existe ainda na lateral dos palcos, bancos/cadeiras para grávidas, seniores ou pessoas com crianças de colo.

4.4 Cadeiras de Rodas

Disponibilizamos cadeiras de rodas que podem ser solicitadas junto da organização.

4.5 Acesso aos stands de venda e serviços

Alguns dos stands de venda e serviços têm altura máxima de 1,20m facilitando o acesso a pessoas que se desloquem em cadeiras de rodas.

4.6 Instalações sanitárias acessíveis e fraldários

Disponibilizamos instalações Sanitárias acessíveis em todos os edifícios. As Instalações Sanitárias acessíveis dispõem ainda de fraldários para bebés.

5. PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Os cães-guia são bem-vindos ao festival dispondo de pontos para abastecimento de água devidamente sinalizados. Existência de faixas de aproximação e pregos táteis no pavimento.

6. PESSOAS NEURODIVERGENTES

Disponibilizamos abafadores de som para utilização durante o evento, com caução no valor de 10€.

Atividades com acompanhamento de Terapeutas Ocupacionais:

  • Jogos Tradicionais, dias 28 e 29 de setembro na Rotunda de Locomotivas;
  • Laboratório de escrita, no dia 29 de setembro, na sala do Comboio Real;
  • Oficina para famílias, dia 29 de setembro, na Carruagem Auditório.

7. PESSOAS SURDAS

Concertos com interpretação em Língua Gestual Portuguesa:

  • 27 de setembro, Conferência Inferno e Linda Martini, no Palco Naves;
  • 28 de setembro, Moonshiners, no Palco Telheiro; 
  • 29 de setembro, Ana Lua Caiano, no Palco Telheiro.

Espetáculos com interpretação em Língua Gestual Portuguesa:

  • Bestiário (teatro), dia 28 de setembro, às 15h00, na Sala do Comboio Real e no Palco Telheiro tem interpretação em Língua Gestual Portuguesa;
  • Thales from Near Days (espetáculo de literatura e música), dia 28 de setembro, na sala do Comboio Real tem interpretação em Língua Gestual Portuguesa.